domingo, 16 de maio de 2010

Dia do Gari e minhas peraltices de menina

Hoje, 16 de maio, é o Dia do Gari, instituído por uma lei em 31 de outubro de 1962. A categoria dos profissionais de limpeza é a que mais emprega mão-de-obra de baixa escolaridade no Brasil: 1,5 milhão de empregos. Não sabia, foi lendo o anúncio na Folha da Manhã que tomei conhecimento da data.
Mas me lembro com muita saudades dos meus tempos de moleca, em que passeava entre a boleia e a caçamba dos caminhões que recolhiam os lixos na região da Pelinca. Naquela época chamavamos de lixeiros, eles mesmos passavam gritando: " lixeiroooooooooo !!!!!"
Juntar moedinhas para colocar no envelope no final de ano para meus companheiros de aventura era sagrado.Hábito que conservo até hoje, não com as moedinhas porque os netos não permitem mais juntar, mas o mimo anual.
Era só ouvir o barulho do caminhão, que era azul deste modelo mesmo da foto e eu corria para a esquina próxima à Rua Doutor Siqueira, e escondida dos meus pais é claro, subia feliz da vida , depois uma paradinha na esquina da Avenida Vinte Oito de Março para a descida  da  aventura  que se repetiria no dia da próxima coleta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário